17/10/2023

EM PORTUGUÊS: Construindo o futuro dos direitos humanos: a segunda onda da campanha global "10, 100, 1000 Cidades e Territórios de Direitos Humanos até 2030" foi lançada!

O Comitê de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU-CISDPDH) tem o prazer de anunciar o lançamento da segunda onda da campanha global "10, 100, 1000 Cidades e Territórios de Direitos Humanos até 2030". Após o grande sucesso da primeira onda lançada em 2022 pelos representantes políticos de seis cidades do Comitê (Barcelona, Grigny, Gwangju, México, Utrecht e Viena), estamos lançando a segunda onda dessa ambiciosa iniciativa. A campanha tem como objetivo mobilizar governos locais e regionais em todo o mundo para construir sociedades que respeitem os direitos humanos, a igualdade e a dignidade para todos.

O desafio: direitos humanos para todos até 2030

Um grande desafio está no centro da campanha: garantir que 10 cidades, depois 100 e, por fim, 1.000 cidades e territórios se comprometam a promover e proteger os direitos humanos em nível local. Esses direitos, consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, têm como objetivo transformar o mundo em direção a uma maior justiça social e dignidade humana. Eles se tornaram essenciais para construir um mundo onde cada indivíduo possa viver livremente, sem discriminação e com a oportunidade de realizar todo o seu potencial.

O século XXI foi definido como o "século das cidades" devido ao rápido crescimento da urbanização em todo o mundo. Os governos locais se tornaram os atores políticos que podem transformar o compromisso universal com os direitos humanos em realidade para as pessoas, graças aos serviços públicos e às iniciativas locais que desenvolvem em favor dos habitantes, de seus direitos, de suas necessidades, de seus sonhos e de suas aspirações.

Ao reunir cidades, municípios, regiões e territórios de todos os tamanhos em todo o mundo, essa campanha tem como objetivo criar um espaço global de trabalho e intercâmbio para governos locais e regionais comprometidos com a proteção e a realização dos direitos humanos para todos.

A primeira onda: um resultado inspirador

A primeira fase da campanha foi um sucesso retumbante, com a adesão de centenas de cidades e territórios em menos de seis meses. Os participantes da campanha puderam mostrar suas ações e medidas concretas para combater as desigualdades e a discriminação, rumo a um mundo sustentável e pacífico.

Em 2023, no âmbito das atividades organizadas pelo CISDPDH e pela CGLU, as cidades e os territórios da campanha promoveram sua visão como territórios de direitos humanos em vários eventos internacionais. A cidade de Grenoble organizou a Conferência do OIDP sobre democracia participativa; a região de Valparaíso e a cidade de Grigny participaram da Conferência da ONU sobre Água para trocar e defender o direito à água; enquanto as cidades de Iztapalapa e Quilmes e o departamento de Seine-Saint-Denis participaram do Fórum de Bogotá de Cidades e Territórios pela Paz para defender a violência contra as mulheres. Além disso, a cidade de Barcelona abordou a questão premente do direito à moradia durante o Festival Internacional de Moradia Social, enquanto Gwangju promoveu iniciativas relacionadas à cultura de paz, memória e desigualdades por meio do Fórum Mundial de Cidades pelos Direitos Humanos (WHRCF).  

Por fim, foi criado um Comitê Diretor com cerca de 15 cidades da campanha e especialistas internacionais para o processo de atualização da Carta Global - Agenda para os Direitos Humanos na Cidade, um documento de referência adotado pela CGLU em 2012.

Da Ásia à África, da Europa às Américas, cada adesão à campanha foi um passo significativo em direção a um mundo mais justo e equitativo. Ao articular diferentes iniciativas locais, a campanha tornou visível o impacto das cidades de direitos humanos por meio da cooperação internacional. O impulso criado por essa primeira etapa nos impulsionou a ir ainda mais longe e a multiplicar nossas forças para reunir mais cidades e territórios comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável.

A segunda onda: Junte-se ao chamado das cidades de direitos humanos para defender a dignidade humana para todos!

Por meio desta segunda onda da campanha "10, 100, 1000 Cidades e Territórios de Direitos Humanos para 2030", estamos convidando todos os governos locais e regionais, independentemente de seu tamanho ou localização geográfica, a participar da campanha global.

Ao aderir a essa campanha, você poderá:

- Compartilhar suas iniciativas para proteger os direitos humanos em nível global;

- Trabalhar em colaboração com outras cidades e territórios para trocar práticas recomendadas e promover o desenvolvimento de capacidades em direitos humanos;

- Participar de eventos de defesa internacional organizados pelo CISDPDH e pela CGLU para ampliar o impacto das ações locais;

- Refletir conosco sobre o futuro do movimento "Cidades de Direitos Humanos" e trabalhar por mudanças positivas em nível local, regional e internacional.

Um outro mundo é possível, e ele começa nas cidades!

Junte-se a nós nesta iniciativa transformadora: unindo forças, podemos alcançar uma mudança significativa e duradoura. Cada cidade, cada território e cada ação conta. Juntos, podemos criar um mundo em que os direitos humanos sejam respeitados, protegidos e promovidos para todos, sem exceção.

Isso é particularmente relevante este ano, pois 2023 marca o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse contexto, a CGLU e o Alto Comissariado para os Direitos Humanos lançaram uma iniciativa conjunta para convidar todos os governos locais e regionais a celebrar os direitos humanos durante todo o ano e, especialmente, no Dia Mundial dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, por meio de leituras públicas, corridas pelos direitos humanos ou marchas à luz de velas. Saiba mais aqui.

Para participar da campanha "10, 100, 1000 Cidades e Territórios de Direitos Humanos para 2030", faça o download e preencha o formulário AQUI até 15 de novembro.

Você encontrará aqui a apresentação detalhada e a carta-convite assinada pelas primeiras cidades da campanha.

Participe da segunda onda agora!